Meu trabalho é guiado pela escuta ética, sensível e profunda, considerando a singularidade de cada pessoa. Atuo em três frentes principais: Psicoterapia Psicanalítica, Psico-Oncologia e Neuropsicologia, oferecendo apoio clínico, emocional e cognitivo com responsabilidade e cuidado.
Aqui o convite é olhar para dentro, compreender suas dores, inquietudes, angústias e anseios e como tudo isso se revela e impacta no seu dia a dia, na sua vida, no seu bem-estar.
Há muitas razões pelas quais se busca pela terapia. Você pode estar enfrentando uma situação de vida inesperada com a qual está tendo dificuldade de lidar (separação, luto, doença, demissão...) ou está lutando contra sentimentos dolorosos e perturbadores, como medo, tristeza, raiva, ansiedade, depressão ou até mesmo despersonalização.
Como psicóloga, a escolha pela psicanálise vem ao encontro da forma singular como ela embasa minha atuação e minha análise pessoal. Mas também de como ela ressoa no poder da palavra e da escuta. Essa abordagem me permite olhar para cada indivíduo em sua totalidade, e escutar cada um de outro lugar que não se resume apenas ao que está sendo dito.
Não se trata de olhar apenas para a doença ou o que lhe acomete em seu sofrimento. Cada um tem a sua subjetividade e o enlace disso com a palavra é o que se revela e se constrói na relação com o analista.
Aqui o convite é olhar para dentro, compreender suas dores, inquietudes, angústias e anseios e como tudo isso se revela e impacta no seu dia a dia, na sua vida, no seu bem-estar
Minha atuação neste contexto é para reduzir os estados ansiosos, depressivos e desesperançosos, e ser possível proporcionar um alívio no estado emocional, permitindo cada indivíduo expressar seus medos, angústias, tristezas e dificuldades que muitas vezes estão sendo reprimidas e não nomeadas ou valorizadas.
Frente a presença de uma situação que se percebe ameaçadora, o individuo e seus familiares tendem a utilizar seus próprios recursos para lidar com aquilo que os acomete. É preciso entender e respeitar como essas mudanças afetam a dimensão social e comportamental de todos os envolvidos no processo.
A vulnerabilidade psicossocial à doença oncológica é específica para cada pessoa e depende, além das circunstâncias em que ela ocorre, do quanto isso afeta a percepção individual.
Minha atuação neste contexto é para reduzir os estados ansiosos, depressivos e desesperançosos, e ser possível proporcionar um alívio no estado emocional, permitindo cada indivíduo expressar seus medos, angústias, tristezas e dificuldades que muitas vezes estão sendo reprimidas e não nomeadas e valorizadas.
Cada paciente apresenta-se como um caso individual, que tem as suas próprias características, especificidades, competências e dificuldades e deve ser compreendido na sua totalidade, para que seja respeitado em toda a sua singularidade, incluindo as suas crenças, valores e condições.
Dessa forma, a minha intervenção neuropsicológica favorece um processo adaptativo às mudanças que surgem após a confirmação de um determinado diagnóstico e assim auxílio em estratégicas práticas para que você e sua família possam viver com mais qualidade, mesmo diante de desafios de ordem emocional, física e mental.
A Neuropsicologia é uma ciência que trata das relações entre o cérebro e o comportamento, a partir da investigação de alterações cognitivas e comportamentais associadas à distúrbios neurológicos e/ou psiquiátricos, lesões cerebrais onde o sistema nervoso central também é afetado.
Muitas pessoas estão buscando identificar e reconhecer possíveis déficits de atenção, memória, linguagem, funções executivas, raciocínio, motricidade e percepção, bem como alterações afetivas, de comportamento e de personalidade.
Os diagnósticos estão sendo pautados em exames neurológicos, mas também através de avaliações neuropsicológicas como um caminho importante para se confirmar alguns quadros neuropsicológicos, mas para além daquilo que se confirma, há um passo importante a ser dado: como lidar com esse diagnóstico?
Muitas condições vem acompanhadas de alterações emocionais, como apatia, ansiedade, irritabilidade, tristeza, desesperança. Dessa forma, a minha intervenção neuropsicológica favorece um processo adaptativo às mudanças que surgem após a confirmação de um determinado diagnóstico e assim auxílio em estratégicas práticas para que você e sua família possam viver com mais qualidade, mesmo diante de desafios de ordem emocional, física e mental. Também é possível:
- Orientar para um programa de reabilitação condizente com o perfil clínico, cognitivo e social de cada individuo.
- Acompanhar a evolução: monitorar a recuperação do paciente após um evento neurológico (como um AVC, traumatismo craniano, remoção e tratamento de tumores), mas também de qualquer outra cirurgia que cause algum impacto e assim prestar apoio psicológico;
- Planejar a alta: sugerir estratégias e orientação para que o paciente e sua família se adaptem melhor ao ambiente domiciliar.
É o interesse pelo que cada um tem a trazer, da forma que lhe seja possível dizer, se expressar ou apenas silenciar. Sustento a minha prática clínica através de uma escuta desprendida de verdades ou preconceitos, porque busco o entendimento reflexivo das dificuldades emocionais e cognitivas que acometem a cada um, sempre baseados nos preceitos da ciência e da dimensão humana.
“Este é um lugar onde você terá o seu momento de fala.
Ou apenas de silêncio.
Mas aqui lhe escutarei.
Com o meu olhar e com a minha escuta mais profunda.
Num conversar relacional acolhedor, desprendido de verdades.
Mas que lhe permitirá encontrar-se com seu fundamento humano
mais puro, genuíno e libertador.”
Sendo apenas você!
Se você deseja iniciar sua psicoterapia, tirar dúvidas, identificar qual das três especialidades melhor atende o seu momento, ou também participar de Rodas de conversa, preencha o formulário abaixo.
Estarei aqui para lhe escutar com cuidado, ética e sensibilidade.
Buscar um processo de psicoterapia demanda coragem, e sobretudo o desejo de mudança. Estes vetores são os pilares para que um processo se inicie.
Primeiramente realizo uma conversa inicial, podendo ser presencial ou de forma on-line para ouvir a sua necessidade.
Após essa primeira escuta, apresento a minha forma de trabalho e as premissas éticas de confidencialidade. Caso tenha interesse, definimos em conjunto o melhor dia e horário das sessões, o que fazer em caso de faltas, cancelamento e remarcação das sessões, bem como as políticas de valores, forma e dia de pagamento. Mas se não lhe atender, posso também direcioná-lo ao outro profissional da minha rede profissional.
A partir da primeira sessão, este será um espaço onde você poderá trazer tudo aquilo que sentir vontade de falar naquele momento. Ao iniciar a sua fala, você também irá se escutar e ampliar o entendimento sobre o que está passando e como isso vem ocupando uma parte dos seus pensamentos e sentimentos. O tratamento psicanalítico é iniciado e através da associação livre, construiremos um processo terapêutico seguro e fluído dentro das suas possibilidades.
Tanto as sessões online, quanto presenciais, tem duração de até 50 minutos. Na psicanálise lacaniana, muitas vezes adotamos um ponto de corte que pode ser inferior a este tempo, pois há interrogações ou reflexões necessárias que se darão em momentos oportunos e precisam ser elaborados para além do consultório.
A dimensão do tempo psicológico não corresponde ao tempo cronológico. Para cada pessoa haverá uma necessidade, uma forma de se trabalhar, de elaborar e se desenvolver a partir do que é trazido em cada sessão. Embora algumas pessoas sintam diferença após algumas poucas sessões, o tratamento analítico leva tempo. Aprender a "ouvir" o próprio inconsciente e ser capaz de identificar tendências e padrões de pensamento e comportamento que tornam nossas vidas mais difíceis do que o necessário geralmente não acontece da noite para o dia. Por outro lado, o trabalho de longo prazo pode, às vezes, ser desnecessário ou inadequado ao momento e às circunstâncias específicas. Então essa decisão poderá ser tomada em conjunto.
Na Psicoterapia Psicanalítica o dinheiro tem uma representação simbólica. Trabalho com valores de mercado e de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) não posso divulgar o valor em meio publicitário. Mas conversaremos sobre esse tema em nosso primeiro contato.
Não trabalho com convênios, mas alguns planos de saúde possuem reembolso para atendimento de psicoterapia. Se você deseja fazer atendimento particular, entre em contato com o seu convênio e entenda as políticas de reembolso específicas do seu plano. Em alguns casos, o envio da minha nota fiscal será suficiente, e com ela você poderá também declarar no seu Imposto de Renda.
Faltou algo a esclarecer, estarei à disposição pelos meus contatos a seguir.