Sobre mim

Experiências que moldaram minha prática

Minha trajetória antes da Psicologia foi trilhada no âmbito organizacional, empresarial, acadêmico e social. Estive à frente de desafios como empreender, liderar, educar, servir e trabalhar com indivíduos, grupos, suas questões e diversidades socioculturais no Brasil e exterior.

Na área da saúde, atuei com Psico-Oncologia, no setor de hematologia e oncologia hospitalar atendendo pacientes oncológicos, seus familiares e cuidadores.

No campo da Neuropsicologia, minha atuação foi em Instituição de longa permanência, para adultos e idosos, com diversos quadros neurológicos.

No âmbito da clínica social, meus atendimentos de psicoterapia foram sempre através da abordagem psicanalítica, mas realizei avaliação neuropsicológica para adultos e idosos. Ainda no contexto social, atuei com reabilitação cognitiva através de técnicas de meditação e respiração que favoreceram a redução e o controle do estresse mental, físico e emocional.

Hoje realizo atendimentos:

Escutar o que pode ser dito… e o que ainda não encontrou palavra

Acredito profundamente que cada pessoa tem uma história única, um ritmo próprio e uma forma singular de viver seus conflitos, dores, alegrias e inquietações.
Meu trabalho é sustentado por uma escuta livre de julgamentos e preconceitos. 
Busco um entendimento reflexivo das dificuldades emocionais e cognitivas, sempre apoiada nos preceitos da ciência e na dimensão humana que atravessa cada sujeito.

Minha abordagem Clínico-Terapêutica

Psicoterapia Psicanalítica

Um espaço para elaborar sentimentos, conflitos, angústias e movimentos inconscientes que atravessam sua vida.

Psico-Oncologia

Acompanhamento especializado para pacientes oncológicos, seus familiares, cuidadores e profissionais da área da saúde, acolhendo fragilidades, medos, adaptações emocionais e burnout.

Neuropsicologia

Investigação, compreensão e orientação sobre questões cognitivas, comportamentais e neurológicas, de forma ética e integrada.

Alguns temas que poderão ser trabalhados dentre outros

O processo terapêutico

Buscar um processo de análise pessoal demanda coragem, e sobretudo o desejo de mudança. Estes vetores são os pilares para que um processo se inicie.

Primeiramente realizo uma conversa inicial, podendo ser presencial ou de forma on-line para ouvir a sua necessidade.
Após essa primeira escuta, apresento a minha forma de trabalho e as premissas éticas de confidencialidade. Caso tenha interesse, definimos em conjunto o melhor dia e horário das sessões, o que fazer em caso de faltas, cancelamento e remarcação das sessões, bem como as políticas de valores, forma e dia de pagamento. Mas se não lhe atender, posso também direcioná-lo ao outro profissional da minha rede profissional.
A partir da primeira sessão, este será um espaço onde você poderá trazer tudo aquilo que sentir vontade de falar naquele momento. Ao iniciar a sua fala, você também irá se escutar e ampliar o entendimento sobre o que está passando e como isso vem ocupando uma parte dos seus pensamentos e sentimentos. O tratamento psicanalítico é iniciado e através da associação livre, construiremos um processo terapêutico seguro e fluído dentro das suas possibilidades.

Tanto as sessões online, quanto presenciais, tem duração de até 50 minutos. Na Psicoterapia Psicanalítica, muitas vezes adotamos um ponto de corte que pode ser inferior a este tempo, pois há interrogações ou reflexões necessárias que se darão em momentos oportunos e precisam ser elaborados para além do consultório.

A dimensão do tempo psicológico não corresponde ao tempo cronológico. Para cada pessoa haverá uma necessidade, uma forma de se trabalhar, de elaborar e se desenvolver a partir do que é trazido em cada sessão. Embora algumas pessoas sintam diferença após algumas poucas sessões, o tratamento analítico leva tempo. Aprender a "ouvir" o próprio inconsciente e ser capaz de identificar tendências e padrões de pensamento e comportamento que tornam nossas vidas mais difíceis do que o necessário geralmente não acontece da noite para o dia. Por outro lado, o trabalho de longo prazo pode, às vezes, ser desnecessário ou inadequado ao momento e às circunstâncias específicas. Então essa decisão poderá ser tomada em conjunto.

Na Psicanálise o dinheiro tem uma representação simbólica. Trabalho com valores de mercado e de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) não posso divulgar o valor em meio publicitário. Mas conversaremos sobre esse tema em nosso primeiro contato.

 

Não trabalho com convênios, mas alguns planos de saúde possuem reembolso para atendimento de psicoterapia. Se você deseja fazer atendimento particular, entre em contato com o seu convênio e entenda as políticas de reembolso específicas do seu plano. Em alguns casos, o envio da minha nota fiscal será suficiente, e com ela você poderá também declarar no seu Imposto de Renda.

Faltou algo a esclarecer, estarei a disposição pelos meus contatos a seguir!